segunda-feira, março 26, 2007

nova fase? / sunday on earth

não sei a que idade remonta o meu costume de preferir sempre ter certeza das coisas antes de disparar elas. deve ser porque boa parte das vezes a falta de planejamento fez com que ou eu dissesse uma tremenda bobagem ou eu dissesse algo muito pertinente - mas de uma maneira que só eu entendi na hora. a famosa boca correndo atrás do cérebro, perseguição comum até hoje.
então eu tenho receio de acreditar nessa nova fase, mas tá difícil. vou ser meio vago nos exemplos escolhidos. meu trabalho exige um certo nível de discrição, o que já me fez ouvir, das minhas melhores amizades, a frase "que bixa".

burger king.
o burger king tá na pública desde outubro, oficialmente. esses dias o henrique me passou um briefing pra fazer uns spots pra eles. criei uma série de opções, ele olhou e disse pra eu mandar bala. foi pro cliente. algumas alterações pedidas. fiz elas e criei mais um, por esporte. foi pro cliente de novo.
o que eu não sabia era que as várias peças que eu tinha visto serem criadas ali dentro tinham ficado em circulação/discussão/ajustes durante muito tempo, e acabaram não saindo.
resultado: a tal da primeira peça veiculada para o burger king em porto alegre, meio sem querer, é minha. (apesar de terem aprovado a idéia que eu gostava menos ¬¬).

demissão.
num sábado desses, acordei com um telefonema do sr. vieira, um dos donos da pública, me avisando de um erro numa campanha que eu tinha bolado pra uma licitação. em todas as peças. o tom dele não era grave. ia tudo ser reimpresso, mas eu não sosseguei. e apesar das tentativas da mariana de fazer eu esquecer o assunto, por volta da uma da tarde eu já me via procurando uma nova agência.
segunda-feira fui atrás da raiz da minha confusão. achei e mostrei pro sr. vieira:
- sim sim, vinícius. nós vimos isso e imaginamos que fosse isso.
- não tou dando desculpa, sr vieira. só queria mostrar pro senhor que eu não tava delirando.
- fica tranqüilo. e por sinal, excelentes as peças, viu? gostei muito delas.
e depois, o fuscaldo, o outro dono, que chega na criação pra mim e pro samuel:
- queria dizer pros senhores que a nossa campanha estava realmente muito competitiva. trabalho de alto nível mesmo.

espero que isso dure. notei inclusive que o meu cabelo tá mais macio e brilhoso nesses últimos tempos. :D
mas é sério. já passei por tudo: desde fases em que eu achava minha "taxa de acerto" aceitável, até fases em que tudo parecia ser uma grande bosta, passando pelos estágios intermediários. raríssimas vezes, entretanto, eu achei uma série de trabalhos meus legais e os clientes também. portanto a pergunta, e não a afirmaçã: nova fase?

***

mesmo quando eu tou de mal comigo mesmo, eu gosto de fazer o que eu faço. pra completar, eu definitivamente adoro as pessoas e a agência onde eu trabalho. diferente da vossa, eu realmente não tenho drama nenhum de ficar até altas horas na pública, se eu tiver que ficar.
e desde que eu zerei minha cota nas férias, "amanhã começa tudo de novo" não é mais uma frase do meu repertório. eu gosto de ir trabalhar.
então por que? POR QUE mesmo que eu passe o dia com quem eu mais gosto, o final do domingo continua sendo o final do domingo?