segunda-feira, março 05, 2007

absence of gravando - últimas notícias

(técnica: entra vinheta de entrada do plantão da rede globo).

prometi que ia fazer videozinhos da absence of gravando, mas não consegui comparecer a todos as sessões. são cinco instrumentos, várias linhas pra gravar. nem os teclados foram integralmente registrados - tanto pela câmera quanto pelo valmor.

mas a coisa tá andando. sábado retrasado fui pra casa do valmor e fizemos 6 horas quase ininterruptas de gravações. eu, ele, o chan com a digital na mão, e as companhias caseiras da cris e da ágatha, filha deles, que fazia mais barulho que o meu teclado, berrando dentro do berço dela. agora ela tá com seis meses e é uma figura: do nada ela pega e dá um berro, com os olhões verdes arregalados. muito engraçado. e tinha também o filhote de gato, que apelidamos momentaneamente de ágatho. se agarrou em todos os cabos que pôde, e passou a noite inteira me chamando pra brincar, com um saco plástico de supermercado.

enfim. foram 6 horas de gravações e eventuais travações. quando fomos gravar I'm coming, a última música, eu tava absurdamente cansado, já. comecei a errar as coisas mais bestas possíveis, pra logo em seguida acertar ela e errar a nota que vinha imediatamente depois. teve trechos simples que foram regravados umas 20 vezes. isso às 11:30 passadas, já.

o que importa é que rendeu. os teclados básicos já foram praticamente todos gravados. tem pouca coisa pra refazer, mas o que falta mesmo são os solos, alguns pianos e os meus arranjos de overdubs e efeitos adicionais, que são em quantidade proporcional ao tempo que eu tenho pra pensar a música, ou seja: existe idéia pra caralho.

e pra caralho vai ficar o material. fui acompanhar a gravação do arthur este sábado. ele gravou os vocais pra goodbye bunker hill no estúdio do pessoal da procura-se quem fez isso, com o gude. nunca tinha visto ninguém gravar vocais tão rápido. ele fazia 3 takes pra cada parte muito rápido, com muita precisão. não falhou praticamente em momento nenhum (o único erro vai render alguma besteira que a gente vai lançar depis hehehe).

depois disso, vão faltar as guitarras oficiais, já que estamos trabalhando com as guitas de guia, além de alguns trechos do baixo a ser refeitos. e depois de tudo isso, finalmente os toques finais direto no computador, provavelmente com efeitos de produção, mixagem e masterização.

e eu prometo que as músicas são muito, muito afudê.