quarta-feira, maio 02, 2007

regras para o terrorismo poético em estimativas numéricas

fazer estimativas é uma arte. fazer estimativas altamente precisas é mais arte ainda. e torna o seu dia-a-dia muito mais qualificado (além de enriquecer seu discurso). perceba a diferença:
- hoje matei uns 6 mosquitos no meu quarto.
- hoje matei aproximadamente 6 mosquitos no meu quarto.

muito melhor. mas o exemplo não é suficiente, portanto irei mais fundo na teoria. use sempre números ímpares. números ímpares são sempre mais imprecisos que os pares. romário, por exemplo, não quer chegar aos 999 gols, não é?
mesmo assim, se ele não chegar ao milésimo ou ultrapassá-lo, cairemos no marasmo de dizer que ele fez em torno de mil gols, quando é muito mais divertido dizer que ele fez mais ou menos 999.
creio que tenho aqui um argumento infalível para este ítem.

você ainda pode ir além: que tal usar um número ímpar PRIMO?
- vomitei em torno de 137 vezes na minha vida.

e, por último mas não menos importante, use o espaço além da vírgula.
- nos últimos 4 anos, acho que rodei mais ou menos 28.753,17 quilômetros.

é fácil, é prático e é certamente uma competência essencial para os profissionais de hoje em dia, além de ser determinante para um crescimento na vida pessoal. e na dúvida, não vacile. lembre-se sempre do princípio básico da precisão: meça com micrômetro, marque com giz, corte com machado.