quinta-feira, maio 31, 2007

o efeito de tudo isso.


nunca decorei o hino brasileiro. se eu tivesse que decorar um hino brasileiro, seria o hino à bandeira. a parte do "recebe o afeto que se..." me dá arrepios só pela composição.
não que o hino brasileiro não seja musicalmente bonito. ele é, mas acho ele militar demais prum hino nacional. prefiro, por exemplo, o hino genuinamento popular como é o hino da frança. popular, porque ele fala por um povo.

assim opero também com hinos de clubes. não conheço todos os hinos de times brasileiros, mas tenho a sensação de que a maioria começa sumariamente bajulando o clube. por isso tenho pelo hino do grêmio a mesma sensação que pelo francês: vem de quem interessa. não é o campeão dos campeões ou a glória do desporto nacional. tanto faz o quão grande a instituição, porque isso vem em segundo lugar. trata-se simplesmente do time pelo qual eu faço qualquer coisa. até a pé nós iremos para o que der e vier.
nisso, infelizmente, tenho que admitir que até o do flamengo larga muito bem. uma vez flamengo, sempre flamengo. começa reto com nada mais do que pura devoção. o que vem depois, tanto faz, mas o primeiro recado é como se fosse de um torcedor, daqueles desdentados lá no meio da arquibancada do maracanã.

e num estádio, eles surgem, os hinos dos clubes. trazem de lambuja os cânticos, impossíveis de não serem decorados, ainda mais com uma torcida non-stop como a do grêmio. é uma lavagem cerebral. o gabriel hoje me disse que acordou com o "vâmo vâmo vâmo tricolor" na cabeça.
estranho. eu acordei com o hino rio-grandense.

pensando bem, faz total sentido.

***
enquanto escrevia esse texto, perguntei pros meus comparsas aqui como eram os hinos do flamengo, do botafogo, do corinthians e alguns outros. aí o alex, o colorado mais carioca que eu conheço, comentou como as pessoas acham o hino do inter mais bonito que o do grêmio. mas, assim, foi BEM quando eu citei o "glória do desporto nacional".
defendi que o hino do inter já abre com o que eu mais abomino: uma mensagem que parece vir da instituição pra própria instituição. mais parece um dirigente camuflado de torcedor.
pra quê? esqueci que o meu nobre colega turi é o filho do AUTOR DA LETRA.