quinta-feira, maio 24, 2007

paulo sant'ana lê tudotemdoislados.

a redação do nosso site não tem a menor dúvida. confiram o post que inspirou o nosso consagrado colunista: imortal tricolor.


***

PRA QUEM ACREDITA.

não anda difícil prever o grêmio. de uma maneira ou de outra, todo torcedor tricolor sabe que o grêmio VAI passar. na verdade, parece um processo muito lógico: desde a batalha dos aflitos - ou até mesmo desde o começo da segunda divisão - dificuldade não foi o que faltou, e superação muito menos. o náutico e djalma beltrami, os diamantes colorados e carlos simon na final do gauchão do ano passado, a escalada e a chegada forte no brasileirão com uma classificação que, prum time que um ano antes se desdobrava pra vencer o inferno da segunda divisão, parecia impossível.

mas é a lógica do grêmio. depois de cada período negro, vem um período azul. e não existe período branco no meio. é direto, sem escalas. foi assim depois de ver o inter ser tri-campeão, foi assim depois de 92 e está sendo assim de novo, sem rodeios. um amigo meu, flamenguista inveterado (e veterano), diz que não se preocupa com o grêmio porque o caminho de quem tá no topo é sempre pra baixo. a memória é curta, e talvez ele não realize que o grêmio esteve no fundo do poço, e que, na mesma lógica dele, o caminho de quem tá embaixo é sempre pra cima.

assim sendo, depois dos 3 x 0 no caxias e do 1 x 0 no cerro, eu sabia que o grêmio ia passar pelo são paulo. o 1 a 0 não meteu medo em ninguém. dois dias antes do jogo avisei que seria 2 a 0 pro grêmio, com direito a gol do tcheco só pra calar a boca dos filhos-da-puta dos dirigentes são-paulinos. mas errei o segundo gol. pra mim, ia ser do tuta. tudo bem... ele deixou o diego souza à vontade. meio gol pra ele.

e depois, o defensor. o leandro, um dos meus colorados preferidos, me disse que o defensor não era de nada. um colorado dizer que um time que o grêmio vai pegar não é de nada é normal. o cúcuta não é de nada. onde anda o nacional, mesmo? vélez? enfim. o defensor era uma baba. eu respondi que meu medo não era o defensor, mas sim o juiz. ontem o sr. amarillo roubava pênaltis e eu mandava mensagens pro leandro. "o que que eu disse sobre o juiz?"

o placar do jogaço de ontem, eu errei. pra mim era 3 a 0 com muito sufoco. minha namorada dizia que ia ser nos pênaltis. meu tio foi na mosca: de tarde, horas antes do jogo, ele me falou que ia ser exatamente o que foi.

e pra completar, os profetas da hora. no gol do tcheco, eu me virei pulando e berrando pro lourenço e vi que ele tava com aquela cara de "não sei direito o que aconteceu, mas aconteceu".
depois, no intervalo, quando o gustavo nos encontrou na arquibancada, o lourenço disse que realmente não viu o gol. que ele falou que trocava a visão da jogada por um gol. e o gustavo comentou:
- a lógica do meu amigo: gol do tcheco, do teco e falta um t.
- tuta!
- tuta.
"tive" que ir comprar cerveja no meio do segundo tempo. antes de sair, falei pra eles que eu também trocava a visão da jogada por um gol. não veio, e o tuta saiu pra dar lugar ao ramon. no good. ainda assim, arrisquei que ele, por entrar no lugar do tuta, ia fazer o gol que o tuta não fez. nos pênaltis, ele confirmou a lógica.

mesmo assim, mantive minha promessa. quando fadeuille correu pra cobrança, fechei os olhos e esperei. quando veio o pereira, mesma coisa. pra garantir. paguei minha dívida. poucas vezes me vi tão supersticioso, mas poucas vezes me vi acreditando tanto. em janeiro eu disse pro diogo que ESSE ANO o grêmio ia ganhar. e foi isso que eu vi ontem, quando aquela bola quicou do travessão pro chão e do chão pra fora no segundo tempo. veio forte feito uma revelação e eu virei catatônico pros guris, chorando:
- cara, o grêmio vai ser tri-campeão. o grêmio vai ser tri-campeão.

por último, vou lembrar uma máxima que nunca saiu da minha cabeça. o defensor ontem cometeu dois pênaltis que o juiz não quis dar. e cometeu dois crimes contra eles mesmos nos pênaltis finais. o gol que não levaram antes eles erraram depois. como disse o paulo nunes depois do marcelinho carioca errar um pênalti contra o grêmio, na semifinal da copa do brasil de 97: se não é, não entra.

e agora eu vou roubar os gols do guilherme, como eu já tinha avisado que ia fazer.