quinta-feira, dezembro 21, 2006

foda-se o oasis.

oasis é uma banda idiota com músicas comuns, porém bem arranjadas. sempre foi e sempre será, assim como os gallagher sempre acharam e sempre acharão que são gênios.
não são.
e é impossível provar pra eles o contrário. acusaram o green day de plagiar wonderwall em boulevard of broken dreams. ou seja: acusaram o green day de plagiar uma música que todo mundo já fez antes deles, com os enfadonhos quatro acordes tônica/terça/sétima/quarta. em mi, fica: Em, G, D, A. mas qualquer seja o tom em que isso seja tocado, o efeito é o mesmo. assim como musica ligera do soda stereo ressurge em save tonight do eagle eye cherry, raspa em a change of seasons, na parte another world, do dream theater e dá em cheio em uma infinidade de músicas radiofônicas. é só ligar a mtv e contar até 3 pra achar uma dessas.
rezo pra que os beatles mortos apareçam como fantasmas na frente deles só pra dizer "não, caras. vocês não são tão originais quanto a gente". ou então, pra que kurt cobain desça nos sonhos deles e convença que um tiro na cabeça é a solução. melhor dizendo, um dever.

anexo do post: sobre musica ligera, os paralamas gravaram também, numa versão em português BEM porrada. em compensação o capital inicial, naquela ânsia de "produzir" mais depois do acústico, veio e gravou "à sua maneira". aquela história de fazer uma releitura da original argentina deve ser porque na verdade eles realmente FIZERAM a música daquele jeito, e se deram conta depois que tudo aquilo já existia e ficaram com preguiça de fazer melhor. mas eu acharia bem mais interessante se eles não tivessem dito nada. "a música é nossa sim, nós fizemos desse jeito e deu". pagar direitos autorais por isso é como pagar royalties ao homem que desenhou o primeiro quadrado. a melodia dessa música é simplesmente uma das 3 primeiras que se aprende em qualquer livrinho de cifras de violão.