sexta-feira, dezembro 22, 2006

caminhando

12h de um verão em porto alegre.
o sol, no alto, parado, queimando.
sinal, vermelho, parado, barrando.
eu, aqui, parado, suando.

············

fodão.
eu sei quando eu meto muito medo nas ruas. todos os sinais amarelam pra mim.

············

joão acordou e, depois de 6 meses, se deu conta da loira deitada ao seu lado. tomou um susto, ficou transtornado.
procurou não comentar o assunto durante o dia, mas cristina já conhecia bem as manias dele, e sabia que tinha alguma coisa incomodando.
- joão, o que houve?
ele não fugiu do assunto.
- amor... eu não sei nem como te dizer isso. simplesmente não faz sentido nenhum.
- o que?
- isso que tá acontecendo!
- o que?
- eu e tu!
- mas por que? o que não faz sentido nenhum é tu, agora, depois de meio ano de namoro, dizer que isso não faz sentido.
- eu sei, mas aí é que tá. como é que eu fui me deixar trair durante tanto tempo?
- que trair, joão? ficou louco?! eu nunca te traí!
- não é tu. sou EU.
- tu me traiu joão? com quem, hein? foi naquela viagem "a negócios"??
- não, cristina. eu não te traí. eu ME traí. é diferente.
- tá. tá bom. desculpa a ironia. então me diz, meu amor. me diz o que que tá te incomodando.
- cristina, tu é LOIRA.
- ...
- LOIRA!
- preconceito, agora? quem é que se declarou dizendo que nunca tinha visto mulher mais inteligente? não vem com essa agora, joão. e vai à m-
- não! pára. não é a tua inteligência. eu continuo dizendo aquilo, acho até que diria que hoje eu te acho ainda mais, mas...
- o que, então?
- mas isso não faz sentido. me diz uma namorada loira que eu tive antes de ti.
- tu não teve namoradas antes de mim, joão. tu era um galinha.
- tá, eu sei. mas as mulheres que eu pegava.
- não fiz o levantamento completo, nem pretendo fazer.
- nenhuma. eram todas morenas. eu sou absolutamente fanático por morenas.
- ah, então a partir disso, eu tenho que pintar o cabelo. é isso?
- não... eu sou apaixonado por ti. eu te amo exatamente do jeito que tu é.
- então, meu amor. qual o problema?
- isso é TRAIÇÃO de mim pra mim mesmo! como pude!?
- ah joão. vai te catar.

5 anos depois casaram e tiveram 3 filhos. cristina ainda pintou os cabelos de castanho e quase levou joão à loucura. anos mais tarde, porém, secretamente, joão teria como predileta a única loirinha entre seus 7 netos.

············

aspas são uma afronta. aspas, na grande maioria dos casos, são pra cagões.