segunda-feira, abril 02, 2007

tenho gente por mim na TV.

paulo sant'anna é um dos caras mais controversos do jornalismo gaúcho. em geral, a controvérsia depende se tu é gremista ou colorado. hoho.
afora os arroubos tricolores dele, eu gosto dele. talvez, em parte, porque existe o lasier "PEGA DO MEU CACHO E TOMA CHOQUE" martins. o sant'anna não faz questão de parecer sério: volta e meia aparece com aquelas jaquetas fluorescentes dele, bêbado. enquanto isso o lasier tá sempre de terno, sisudo, com aquela autoridade dele... falando merda.
o sant'anna se diz um cara de circulação entre o povo. é disso que eu gosto dele. ele não tem vergonha de ser clichê ou piegas. não tem medo fazer filosofia de mesa de buteco FORA do buteco. ele faria sentido, por exemplo, no diário gaúcho. tem identificação com o povo.

então tem dias que eu acho uma grande bobagem o que ele tá falando. pelo menos sei que ele não tá sendo menos do que muito sincero sobre o que diz. ele não força a barra.
mas também tem dias em que ele é genial, e hoje foi um deles.

primeiro, ele falou sobre um assunto que me é muito caro. a mim e a todos os rio-grandinos: são cinco pedágios de porto alegre até rio grande, quase todos a R$5,90. custa mais que o atual preço do quilo de camarão (aliás, a safra desse ano saiu graúda. cansado de comer "camarão", aquela rodelinha que tu não sabe se mastiga ou se espera que se dissolva na tua boca? vá a rio grande agora. o bichinho tá grande. o meu estoque eu já fiz). obrigado, sant'anna. é roubo sim. é por isso que a passagem pra cidade noiva do mar custa 46 paus agora.

e aí, do nada, ele trocou de assunto e contou que hoje houve um enterro muito estranho em porto alegre: seguiam no cortejo dois caixões; atrás, um pitbull e seu dono; atrás 30 pessoas em fila indiana. um passante viu aquilo e, não entendendo, foi perguntar para o homem do pitbull o que era aquilo. o homem explicou que os dois caixões eram da mulher e da sogra dele, que tinham sido mortas pelo pitbull. e o passante:
- mas esse é o meu sonho de vida! podes me emprestar o teu pitbull?
- o senhor por favor entre na fila.