terça-feira, abril 17, 2007

loser.

eu preciso reconhecer isso. sou um loser. desde a faculdade, um loser completo. o L estampado na testa. e eu sei que isso dura até hoje porque algumas coisas simplesmente não mudam.

tipo a minha confiança suprema diante de trabalhos e provas. eu não tenho. o caso mais clássico foi uma prova de história da arte no segundo semestre da espm. tinha ido até muito tarde estudando. cheguei pra prova cansado e, quando vi as questões, blank. white. void. empty. eu não sabia nada. decidi, então, resgatar as poucas informações que eu lembrava, e tentar dar a sorte de relacionar as características de cada movimento artístico da grécia (eu acho) com a pergunta correta - bela técnica, hein?
entreguei a prova com um sorriso amarelo pra cláudia barbisan, quase um "desculpa por ter nascido". dei a desculpa do branco e fui embora.

tirei 10.

idem para trabalhos. o semestre ia transcorrendo, e eu progressivamente me preocupando. até que chegava na última hora e eu começava a atucanar todo mundo do meu grupo pra finalmente fazerem o que tinham que ter feito antes. e aí chegava na hora da apresentação nervoso, porque eu passava tanto tempo debatendo a parte dos outros que não tinha tempo pra estudar a minha direito.

e aí eu dava um show. a gente dava um show. nem sempre era um 10, mas era sempre uma nota muito boa.

e as coisas não mudam. eu fazendo uma pós-graduação, e ontem a história do trabalho foi exatamente essa. a gente olhava pros grupos que apresentavam antes e ficávamos em dúvida se o nosso tava tão bom quanto o deles. fomos lá pra frente e a professora se abriu pro trabalho. o mais completo, o mais profissional e não sei o que.

outra coisa que não mudou é o jeito como eu apresento. lembrei de quando a fernanda me disse, depois de uma das apresentações mais nervosas da minha vida, a do pge, o projeto de graduação:
- e o vinícius sempre com aquele jeito de apresentar dele, que parece que ele tá contando uma piada...
- que? eu tava duro de nervoso.
- que nervoso, vinícius? tu sempre apresenta tri descontraído, numa boa!
hoje eu percebi isso. aliás, já tinha percebido isso em setembro, apresentando meu artigo na expocom, em brasília. é só ter gente interessada e eu dominar o assunto.

deixa de ser loser, vinícius.