sexta-feira, março 27, 2009

ZOMBIE EATERS 2.

tem nome de filme B, mas não é.

eu poderia argumentar que o fato de em dezembro o faith no more ter saído de ZERO audições no meu last.fm direto pra segundo lugar geral, com (na época) umas 160 audições, foi somente por causa do show de 5/12/08, que me obrigou a escutar as músicas várias vezes seguidas atrás dos mínimos detalhes. mas na verdade eu deveria agradecer ao nelso da re:floyd por ter me indicado como tecladista para o zed. depois, deveria ter agradecer ao zed por ter me levado a sério mesmo depois de eu dizer que não sabia NADA sobre faith no more, exceto a inevitável epic. e finalmente, agradeço a mim próprio por ter topado mesmo sem achar que fosse um grande desafio.

porque de fato não é um grande desafio, ao menos do ponto de vista técnico. tocar faith no more é uma barbada a maior parte do tempo. o tecladista deles era tão comum ao ponto de eu hoje dizer que TENHO uma banda cover de faith no more e NÃO SABER O NOME DO TECLADISTA DA BANDA. me refiro ao tecladista do FNM, claro. o meu nome eu sei.
o desafio está mais em acertar alguns timbres de efeitos, como os do meio de a small victory. eu refiz todos e ficou muito igual, vide o denis que, no primeiro ensaio junto, não conseguia passar pelo bridge da música sem se matar rindo.

essa história toda também é mais uma prova de que quem conhece as mais ouvidas não conhece a banda. epic é afudê, mas a ironia de midlife crisis é bem mais. a de land of sunshine, também. aliás, eu diria que ironia é o tom da maioria das letras, e eu tenho que reconhecer que o maluco do mike patton, principalmente depois da fase "voz de pato" (sem intenção de trocadilho) do the real thing, escreve coisas que, se não são obras primas, são pelo menos percepções bem pinçadas do que a gente vê por aí. vale a pena ler a letra de everything's ruined pensando, por exemplo, na crise hipotecária dos EUA e atual crise mundial. dá até pra ver os donos dos bancos americanos e os idealizadores do sistema econômico vigente cantando o final da música: a letra catastrófica diz "now everything's ruined, yeah yeah" e o instrumental segue num clima mezzo feliz mezzo glamouroso. é a materialização musical de um belíssimo sorriso amarelo.

a ironia segue na letra de the gentle art of making enemies. o pré-refrão dela sozinho é de se mijar rindo, ainda por cima com a atuação do patton. melhor dizendo, a atuação do patton é sempre espetacular. esse é o azar do zed: ele tem que coverizar um cara completamente insano e insanamente completo. nunca ouvi um vocal tão completo quanto o mike. grave, médio, agudo, gritando, urrando, suave, na manha... o cara faz qualquer coisa, e eu não tou exagerando.

e tem ainda ricochet, que me lembra muito vicarious, do tool, graças a esse verso:
it's always funny until someone gets hurt
and then it's just hilarious!
ou então tem o baixo sexy de evidence, que depois eu descobri que era uma música que eu gostava, lá por volta de 95. nunca esqueci do clipe da banda no aquário. ou então last cup of sorrow! ou então...

também é legal descobrir a origem de algumas coisas que eu conhecia há muito tempo. sempre ouvi que faith no more era uma das maiores influências do daniel gildenlöw, do pain of salvation. é óbvio que, musicalmente, o pain of salvation vai MUITO além do faith no more, não tem comparação. mas as influências de fato tão na cara. achei até uma linha vocal de ashes em last cup of sorrow, na cara dura. o daniel realmente pegou várias técnicas e estilos vocais do patton.

enfim. o show tá aí. se alguém puder comparecer, favor fazê-lo. e eu, na próxima vez que eu tiver que tirar 16 músicas prum setlist de banda cover, vou lembrar de desabilitar o scrobbling do last.fm. as estatísticas mentem!