sexta-feira, julho 24, 2009

ovnis e outros delírios.

ontem meu pai me contou de um professor dele dos tempos de colégio militar. professor de física. ou matemática. diz que quando os alunos queriam acabar com a aula, lançavam:
- professor, o senhor ainda não nos contou daquela vez do disco voador...
pronto. o professor esquecia o conteúdo e contava de uma vez que ele estava na estrada e percebeu duas luzes, uma sobre a outra, no campo. desceu e, com uma lanterna, fez um movimento circular. as luzes giraram em sentido contrário, uma em cada ponta. o professor fez um movimento horizontal. uma luz foi pra cada lado e ficaram também na horizontal. aí ele fez outro movimento, as luzes encheram o saco e foram embora.

outra história é do meu próprio pai. tava ele e os alunos dele na lagoa dos patos, fazendo medições na lancha, tarde da noite. era época de pesca de camarão e as lanchas dos pescadores estavam todas lá, com as lâmpadas viradas pra água. o céu aberto, o ar sem vento e o silêncio quase absoluto para não assustar nenhum camarão. só a água batendo nos cascos. lá pelas tantas, começam a ouvir os gritos pescadores:
- OLHA LÁ! OLHA LÁ!
- MEU DEUS, O QUE É AQUILO?
- É A VIRGEM MARIA!
foram todos pro convés da lancha: tinha um disco cinza escuro tapando as três marias. ficaram alguns minutos observando aquilo, sem entender o que era quando o disco se dissipou, deixou um círculo de fumaça que foi sumindo também e, enfim, as três marias apareceram. no dia seguinte, estava nos jornais do estado. em bagé e em santa maria, os relatos falavam de luzes na borda do disco.

a história do professor e seus ovnis amestrados é hilária, mas e se for verdade? eu tenho inveja. eu queria ver um. e a questão não é que eu não tenha visto, mas sim que eu não sei se eu vi. porque em março ou abril eu e a mariana estávamos viajando pra rio grande, numa sexta à noite tão clara que a um ângulo de 45 graus a partir do horizonte já ficava difícil ver estrelas. não lembro se era 00:30 ou 01:30 mas, 10 minutos depois de passar pelo pedágio do grill, eu olhei pro céu bem na nossa reta e nós falamos quase juntos:
- olha lá!
- pois é! também tava olhando isso!
eram dois pontos luminosos pouco acima do horizonte, um em diagonal em relação ao outro. não se mexiam, não aumentava de tamanho, nada. seriam duas estrelas normais, não fosse o fato de que não tinha NENHUMA outra estrela a não ser bem no meio do céu. se fosse avião, não voaria naquela altitude e, se estivesse longe, não seria visível.
ficamos olhando talvez por 1 minuto, quando começaram a se apagar lentamente. não tenho nenhuma outra explicação praquilo a não ser a que me leva a concluir: eu vi.