sexta-feira, maio 08, 2009

a verdade da galáxia.

e tem aqueles dias que o cara acorda com um aspecto capilar que parece ameaçar uma careca, sacaneando com falsas entradas. hoje foi um deles.

mas aí é só tomar um banho que já era. serei, mesmo, apenas um grisalho.

***

esses dias eu tava dando uma navegada pelo orkut, e me deparei com um amigo meu que, historicamente, sempre foi um ano mais novo que eu, exceto nos 2 meses que separam os nossos aniversários - o dele antes do meu. e foi com algum pavor que eu descobri que ele fez 26 esse ano: pra mim, ele sempre teve 22. EU, que sempre tive no máximo 23, faço 27 virando a esquina.

e de repente juntei os fatos: todos nós, da gurizada de rio grande, já estamos formados. até mesmo aqueles que tinham cursos de 5 anos. um já tem uma especialização, outro já tem mestrado e tá indo fazer doutorado na frança daqui a 15 dias. dois foram brincar de casinha: um em caxias, outro em kill devil hills, onde foi para trabalhar. um outro foi pro rio pra trabalhar e confirmar que, como a gente já sabia, seria o primeiro de nós a ficar rico. e ainda tem aquele que já fez 31.


é isso. o churrasco desse fim de semana vai ter só 3 dos 7 caras principais. de janeiro pra cá, 4 foram ou estão indo embora. em rio grande mesmo só sobrou 1, e só porque resolveu fazer outra faculdade.

menos mal, na verdade, que sejam 27. tempos atrás eu respondi que esse ano fazia 28. mas
é uma grande viagem pensar na inevitável chegada dos 30. aos 30 meu pai se tornou pai - meu pai. e durante toda a minha vida esse sempre pareceu um marco definitivo. os 30. "aos 30 os homens são pais. 30 é a idade ideal para ser pai". hoje os 30 tão logo ali, e eu não me vejo sendo pai de ninguém.

fim de semana geriátrico no litoral norte gaúcho.

e o título desse post vem basicamente do fato que eu sempre quis usar esse verso do nei lisboa em algum texto aqui.
eu visito estrelas, lendas, poesias
procurando um verso que dissesse tudo
a verdade da galáxia
se algum dia o sol vai derreter

mas aí ouvi ela e lembrei que ela também diz que
barões, fragatas, plutônios, neurônios explosivos
não impedirão que o ciclo evolutivo do planeta cumpra o seu dever
mas dando no que der já sei que um dia vou morrer

é... no fim das contas, tem a ver.