terça-feira, maio 12, 2009

depois da gripe suína, a rinite sulina.

eu espirro profissionalmente desde os meus 7 ou 8 anos, coisas tipo de 10 a 15 espirros numa seqüência. são espirros pra macho - de elefante. a principal diferença entre um espirro meu e uma falta cobrada pelo roberto carlos (nos bons tempos) é que eu não sei espirrar de trivela.

sempre foi um caos detectar as razões por trás dos fatos. entre 15 e 20 anos atrás, as suspeitas eram de sinusite, mas ninguém jamais confirmou. há alguns anos eu passei a acreditar na rinite, e é o que parece mesmo. em todo caso, esse tempo todo eu nunca cheguei a realmente me incomodar... tanto quanto ando me incomodando agora: do ano passado pra cá as crises começaram a se superar, e esse ano eu finalmente cheguei duas vezes a algum estado de quase invalidez. espirrar várias vezes na seqüência, várias seqüências no dia, vários dias na seqüência. estourando vasos sangüíneos e, ao final do dia, tendo dores nos músculos do peito, do braço esquerdo (infarto? wtf??), abdominais, pescoço e costas, espirrando curvado, já. sem nenhum exagero: dores assustadoras. pela primeira vez na minha vida, me ocorreu que é possível, sim, morrer de rinite. uma sensação de implosão.

então hoje acordei tossindo dor, ou doendo tosse. a garganta em frangalhos depois de dois dias de tosse moderada, alguma febre e dor de cabeça. fui à guerra. cheguei no mãe de deus center antes das 8h30. peguei senha pra atendimento clínico geral. clínico geral me mandou pro otorrino. dormi na sala de espera. acordei bem na hora do médico abrir a porta e dizer "vinícius?". diagnóstico: rinite. receita: zyplo e injeção de diprospan, que eu tinha que tomar no térreo, no MDC. desci. mais uma senha. a atendente me informa que eu preciso comprar a injeção. fui na farmácia, comprei o diprospan, zyplo não tinha. MDC de novo, mais uma senha. mais um tempão esperando passar 2 números até eu ser atendido, viva o iPod shuffle, o velho.

quando eu vi, já eram 11h da manhã. a injeção em si levou 2 segundos, e então fui em outra farmácia comprar o zyplo. cumpri com louvor tudo o que eu tinha pra fazer. eis uma manhã produtiva.
¬¬

***

diálogo absolutamente imbecil entre eu e uma senhora no elevador do MDC, às 9 da manhã. ela, ameaçando apertar no "P":
- a portaria é o térreo, né?
- sim, é o que dá direto pra rua.
- não. eu não quero a rua. eu quero o térreo.