segunda-feira, novembro 05, 2007

spirit of radio

rádio emociona as pessoas. não tou falando de ti enquanto ouvinte. tou falando de ti enquanto "falante". tu já teve a chance de falar na rádio? ok. não precisa, mesmo. tenho exemplos no dia-a-dia.

a verdade é que até mesmo as pessoas que deveriam ser acostumadas com a situação falam grandes bobagens. em 2005, o grêmio tinha o marcinho caganeira. o gil, do cruzeiro, é outro caso impagável:
- e aí, gil? vale tudo pra comemorar o título?
- é... só não vale dar o cu, né?

milton neves:
- e o ouvite sérgio pega no meu pau aqui... OPA! pega no meu pé... pega no meu pé...
com a hebe gritando no telefone:
- mas miltiiiiinho!!! que isso meu fiiiilho?? hahahah!

um horror.
os jogadores do grêmio até que falam bem. o mano menezes tem aquele jeito dele de dar entrevistas. às vezes é hilário, outras é um pé no saco. no beira-rio, na última semana, eu ouço entrevistas pra rir. ontem, depois de ganhar do vasco, o fernandão falou uma baita duma bobagem, provavelmente sobre o nilmar, mas eu não lembro o que foi.

no intervalo do jogo contra o sport, o abel d'água tava claramente bêbado, mas a pérola da noite foi um torcedor entrevistado no final do jogo. antes dele, outros dois deram o depoimento. os dois indignados com o time, um deles acusando o luigi de ser o culpado de tudo isso, e no final ambos mandando abraços pra não sei onde ou pra não sei quem. aí vem o terceiro, um pouco mais embriagado;
- pra começar eu não vou mandar abraço pra homem, que isso é coisa de gremista.
legal, meu chapa. tu vai mandar o que, então? abraço pra tua namorada? ou um beijo pro nego aranha? cada uma...

das poucas entrevistas que eu sei que o cara não se emocionou demais com a presença do mic foi dada depois do primeiro jogo da final da copa do brasil de 2001, no olímpico. e no caso, era eu o entrevistado.
o corinthians tinha saído ganhando, fazendo 2 a 0 até o início do segundo tempo, e o luís mário resolveu a questão e virou o jogo pra 2 a 2. sim. virou.
não lembro que rádio foi, provavelmente a guaíba, mas o cara me abordou no pátio do olímpico:
- e aí, meu jovem. acha que dá pra ganhar no morumbi?
- olha, depois de ter feito 2 a 0, o corinthians provavelmente não achava que o grêmio ia conseguir empatar o jogo. só que o grêmio pressionou muito e, mesmo com o corinthians tendo feito 2 gols fora de casa, acho que quem tá saiu de campo com a moral lá em cima foi o grêmio mesmo. o corinthians deve ir apavorado pro próximo jogo.
- taí o sentimento gremista. valeu.

eu deveria ser comentarista! eu poderia, por exemplo, estar no lugar do paulo césar vasconcelos, aquele idiota do sportv, pois meu prognóstico foi absolutamente certeiro.
e a minha entrevista poderia ser absolutamente perfeita, também, não fosse o final dela. porque quando ele ía saindo, eu resolvi deixar um abraço. e falei:
- só uma coisa. eu queria deixar um abraço pro pessoal de rio grande. e guardem esse nome: HILÉIA NA CABEÇA!
- ah tá. falou.

é. o rádio emociona qualquer pessoa.