quarta-feira, outubro 27, 2010

ornitologicando.

o quintal daqui de casa anda rico em novidades. é outubro, e os donos do campinho já se apresentaram: um casal de joões-de-barro e uma família de sabiás que fez ninho na árvore dos fundos, já com um filhote e chocando outro. o ninho dos joões-de-barro eu não faço idéia onde fica, mas mesmo sendo 30% menores que os sabiás, volta e meia um joão-de-barro sai voando e dá um corridão num sabiá. no dia seguinte, o contrário. são os dias inteiros assim.

sexta passada, o morcego local finalmente deu seu oi. meu pai saiu pela porta da cozinha e viu uma mancha marrom pular da calçada pra cima duma pedra. chegou perto e viu o primo do batman... comendo frutinhas que caem da maior árvore do quintal. meu pai teve tempo de ir buscar a camera, chegou do lado dele e tirou duas fotos em close do rato alado, que logo em seguida se alalou por aí.

e hoje os jardineiros tiveram que trocar a terra de uma parte do gramado. terra nova equals minhoca nova, e aí... bom, presenciei 10 minutos épicos por volta das 17h. chego na porta e vejo 3 sabiás. os 3 em estátua. lá pelas tantas, um dele cirurgicamente PINÇA uma minhoca de uns 10cm e engolir inteira. nisso, o outro sabiá dá uma "voadora" nele e corre o bicho. DOGFIGHT, se é que dá pra chamar assim a briga entre 2 pássaros! 10 minutos de perseguição aérea violenta entre as árvores e os postes da parreira.

e ainda teve um brinde: os dois joões-de-barro, completamente alheios a tudo isso, seguiam futricando o chão no meio do pátio. do nada, vem um bem-te-vi que dá um rasante, rouba um negócio DA PONTA DO BICO do joão-de-barro e se manda. o joão-de-barro se emputece e se larga atrás do bem-te-vi.

meu pátio é muito animal. (final infeliz).