quarta-feira, agosto 22, 2007

ah pára, galvão!

vagner love recebe passe na intermediária, avança e é abraçado e derrubado antes da grande área... pelo goleiro. nada é marcado. galvão bueno mostra toda sua indignação afirmando que não é possível que um juiz da segunda divisão francesa apite um jogo da seleção brasileira.

ora galvão. tu diz isso porque não anda narrando jogos da primeira divisão do brasileirão. ano passado, quando eu escrevia no semcaneleira, eu lancei o conceito de brasileirão plus, que era esse campeonato paralelo que os times de fora do eixo rio-são paulo, especialmente os gaúchos (porque eram os que tinham mais chances de roubar do sudeste do país o título), disputavam. o brasileirão plus era um patch do brasileirão normal, que aumentava o level de dificuldade do jogo. os textos infelizmente não estão mais no ar, apesar do carlo, editor e dono do site, ter se declarado fã da idéia. a cada rodada do brasileiro eu confirmava minha teoria.

pois esses dias eu postei aqui que a dupla gre-nal anda jogando um subcampeonato. ERREI! a dupla gre-nal anda somente jogando o brasileirão plus '07. lançado pela CBF para o brasileirão deste ano, o patch faz o torcedor valorizar ainda mais cada vitória, já que os jogos tornam-se mais difíceis em função de arbitragens razoavelmente tendenciosas. o adicional desse ano é que até mesmo times paranaenses conseguem roubar dos gaúchos. sábado mesmo eu fui ao olímpico ver o grêmio ganhar do paraná de 2 a 0. seria 4 a 0 se não fosse o juiz que não apenas não deu dois pênaltis (veja os dois pênaltis aqui. o primeiro a 00:48 de vídeo e o segundo a 3:23). saí do estádio com a sensação muito clara de ter visto um dos jogos em que mais roubaram do grêmio em ANOS. coisa parecida já tinha acontecido contra o atlético paranaense, quando o juiz travou a partida inteira com faltas ridículas.

assim fica difícil mesmo, mano. tá certo que o grêmio não fez grande partida contra o corinthians, mas quem disse que a derrota não passou pela arbitragem ou não viu o jogo ou quis supervalorizar as falhas do grêmio. quem explica que o juiz não tenha dado falta quando o goleiro mostrou a sola para o tuta? quem explica que o juiz tenha inventado uma falta em que o anderson pico não apenas está com a bola dominada como nem sequer ele toca no jogador do corinthians que marca ele na intermediária lateral esquerda de ataque, lance que acabou originando o escanteio do primeiro gol do corinthians? e os colorados também tiveram motivos pra reclamar do fim-de-semana e das últimas rodadas.

atualmente, galvão,
a menos que se considere apenas atuações de árbitros em jogos entre times do eixo rio-são paulo, NENHUM árbitro brasileiro tem condições de apitar um jogo da seleção. mas pra ti pouco deve importar. porque teu flamengo vai se safar do rebaixamento, do mesmo jeito que já tão safando o "timão".